terça-feira, 17 de abril de 2007

4 dicas para você blindar sua rede sem-fio

[Wi-fi]

  1. Altere a senha de administração. As senhas padrões de roteadores, access points, appliances, switches são divulgadas através de listas de senhas padrões. Lembre-se de usar uma senha segura - letras e números alternadamente, sem repetição alguma e maior que 6 caracteres. Não se importe em anotar essa senha em algum papel, apenas lembre-se de guardá-lo em local seguro. Se possível troque a senha periodicamente - uma vez a cada 3 meses, por exemplo.
  2. Troque o SSID. Coloque algo diferente que dificulte a identificação da fonte da rede. Assim, mesmo que eventualmente alguns pacotes da sua rede sejam capturados, não haverá como descobrir da onde eles vêm. Procure sempre usar nomes genéricos como “wifi_jkl”, “default123” e assim por diante.
  3. Desabilite o “SSID Broadcast”. Isso evita que dispositivos identifiquem automaticamente a existência da sua rede. A desvantagem é que para conectar, você terá que inserir manualmente o SSID. O que não é exatamente uma grande dificuldade, já que você terá que digitar a senha também.
  4. Ative criptografia dos dados. Para isso, habilite a opção de criptografia WPA/PSK com TKIP. Para gerar a senha (passphrase) utilize o gerador de senhas seguras desenvolvido pelo Steve Gibson. Sem criptografia, é possível capturar todas as informações que trafegam na rede como por exemplo: conversas de MSN, logins e senhas em sistemas HTTP, e-mails e etc. Com a criptografia, mesmo que pacotes sejam interceptados, ninguém conseguirá descobrir o conteúdo real deles. Note que a senha terá 63 dígitos, o que torna o ato de digitá-la algo não muito prático. Por isso, recomendo a utilização de um meio seguro para compartilhar a senha com os dispositivos que vão acessar a rede – um pen drive por exemplo. Uma vez digitada, a senha será armazenada na memória interna do computador ou dispositivo e não será necessário redigitá-la.

[config nos roteadores]

Infográfico: baixe arquivos da internet com segurança

GeeekZone.blogspot.com
Infográfico: Baixar arquivos da internet com segurança

Clique aqui para ver o Infográfico

O arquivo está em formato PDF e, para poder vê-lo, é necessário ter o leitor de Adobe Acrobat instalado no seu computador.

Caso você não tenha o Adobe Acrobat Reader faça o download abaixo.

Aprenda a evitar vírus e outros tipos de risco

Os downloads são, claro, o grande veículo para vírus, spyware e outras pragas digitais. Por isso, é recomendável baixar arquivos apenas de sites idôneos, como www.download.com e www.superdownloads.com.br. Para baixar música, as melhores opções são os serviços legalizados, como UOL Megastore (www.uolmegastore.com.br), Terra Sonora (www.terra.com.br/sonora) e iMúsica (www.imusica.com.br).

Mesmo assim, você prefere se aventurar pelas redes de troca de arquivos? Muito cuidado.

Primeiro, a recomendação mais óbvia. Instale um antivírus e um anti-spyware no seu computador – para quem ainda não tem, duas boas opções são o antivírus AVG (free.grisoft.com) e o anti-spyware Spybot Search and Destroy (www.safer-networking.org). Mas só isso não basta.

Como não possuem nenhum tipo de controle, as redes de compartilhamento estão sempre na “vanguarda” das pragas digitais, ou seja, é por elas que se espalham os vírus de última geração, capazes de driblar os softwares de proteção. Então, você terá de usar o bom senso.

Faça um ajuste no Windows. Entre em Meus documentos e clique em Ferramentas/Opções de pasta. Clique em Modos de exibição e, na janelinha exibida, procure o item “Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos”. Desmarque esse item.

Agora, você poderá ver as extensões dos arquivos que baixar da web. Geralmente, os arquivos das redes ‘peer to peer’ vêm nos formatos MP3, ZIP, RAR, AVI e MPEG. Desconfie de outros tipos.

Vale a pena dar uma checada no controle de portas do Windows. Acesse Iniciar/Configurações/Conexões e dê um clique-direito no ícone da sua conexão, selecione Propriedades e Avançado. Nessa tela, verifique se o firewall está ativado.

Lembre-se o fireWall do Windows só bloqueia o que sai, o que entra ele nem sabe quem foi ou o que foi. rsrs



Nenhum comentário: