terça-feira, 10 de abril de 2007

Windows Movie Maker - Aprenda!

Formatos de arquivos e algumas dicas para conversão de formatos

Windows Movie Maker pode trabalhar com arquivos de vídeo (formatos asf, .avi, .m1v, .mp2, .mp2v, .mpe, .mpeg, .mpg, .mpv2, .wm e .wmv), imagens (formatos .bmp, .dib, .emf, .gif, .jfif, .jpe, .jpeg, .jpg, .png, .tif, .tiff e .wmf) e sons (formatos .aif, .aifc, .aiff .asf, .au, .mp2, .mp3, .mpa, .snd, .wav e .wma). Estes arquivos podem ser inseridos em nossa coleção através da opção IMPORT VIDEO ou IMPORT PICTURES ou IMPORT AUDIO, respectivamente.

Podemos observar que o formato FLV (do site YouTube) não é importado pelo WMM. Portanto, devemos converter o vídeo para um formato reconhecido. Existem aplicativos que convertem FLV para MPEG, como por exemplo o Total Video Converter (disponível para download em http://www.filehungry.com/portuguese/product/windows_software/multimedia_&_graphics/multimedia_integration_tools/total_video_converter), outros copiam o vídeo do site e convertem diretamente, como o VDownloader (disponível para download em http://superdownloads.uol.com.br/download/132/vdownloader/), e em outros casos, existem sites especializados na separação do FLV disponível no site para o download ao usuário (como os sites listados em http://mediugorie.spaces.live.com/blog/cns!1E5807A6D5723B60!1035.entry).

Podemos observar que o formato CDA (dos CDs de música, Compact Disc Audio) não é importado pelo WMM. Portanto, devemos converter a música para um formato reconhecido. Existem aplicativos que converter as músicas para MP3 ou WAV, como por exemplo o CDex (disponível para download em http://sourceforge.net/projects/cdexos/). Para extrair o áudio de um CD comum de músicas, insira o CD de aúdio no drive. Feche o Windows Media Player, e execute o aplicativo CDex. Clique em Convert / Extract CD track(s) to WAV file (tecla F8). Apesar de ser possível extrair diretamente para o formato MP3, o Encounter vai trabalhar com o formato WAV apenas. O arquivo contendo a música será gravada na pasta padrão do sistema (normalmente My Musics).


Se desejar editar a música, ou seja, usar apenas um pedaço, ou ainda remixar o áudio antes de seu usado pelo WMM, podemos usar o programa Encounter 2003 (disponível para download em http://superdownloads.uol.com.br/download/i31271.html). Para juntar duas músicas em uma, por exemplo, abra cada um dos arquivos desejados no programa Encounter 2003. Selecione com o cursor do mouse o trecho desejado da primeira música, e copie (Ctrl+C). Abra um novo arquivo, e cole (Ctrl+V). Abra a segunda música, selecione o trecho desejado e copie (Ctrl+C). No novo arquivo já aberto, cole o trecho no final (Ctrl+V). Pronto. Salve o arquivo (formato WAV ou MP3), como preferir. Além da opção 'juntar', podemos mixar os trechos, retirar pausas na música, corrigir arranhados do CD de áudio original, diminuir e balancear os canais LR, etc. Outras informações sobre edição de áudio, veja http://mediugorie.spaces.live.com/blog/cns!1E5807A6D5723B60!793.entry

Podemos observar que o formato CDR (Corel Draw) não é importado pelo WMM. Portanto, podemos pedir ao autor da imagem que Export para um formato reconhecido pelo editor de vídeo, ou então usar aplicativos visualizadores, como o Microsoft Digital Imaging (informações em http://www.microsoft.com/products/imaging/default.mspx). Após abrir a imagem, copie e cole em outro editor e salve no formato JPG, por exemplo. Desta maneira a imagem estará disponível para importação no WMM.

Como extrair somente a trilha sonora do filme (ou somente a música de um clipe) que está em um DVD???


Obviamente você precisará de uma unidade de DVD instalada no seu computador, e aplicativos como o DVD Audio Ripper (disponível para download em http://baixaki.ig.com.br/download/ImTOO-DVD-Audio-Ripper.htm) ou o BBMPEG (disponível para download em http://www.videohelp.com/tools?tool=bbMPEG)

Efeitos especiais, transições, títulos e créditos


Dentro da seção Edit Movie, encontramos estas opções.


Em 'View video effects', alguns modelos são exibidos na área central da janela do WMM para selecionarmos (e aplicarmos se for o caso). Para aplicar um efeito de vídeo, arraste o efeito desejado para a área de 'Stroyboard' na parte inferior da janela de trabalho, sobre um vídeo/imagem já adicionado.


Em 'View video transitions', exemplos de transição serão mostrados. Para adionar algum deles no seu storyboard, você precisa ter pelo menos duas imagens/vídeo previamente adicionados. A adição da transição será entre um quadro e outro.


Em 'Make titles or credits' poderemos adicionar os títulos e créditos ao nosso vídeo editado. E as legendas? Legendas são arquivos auxiliares (como os de extensão SRT) ao filme que contém os textos que devem ser exibidos. O Windows Movie Maker pode inserir legendas ao seu filme sim. Um pequeno tutorial está disponível em http://forum.ievolution.com.br/index.php?showtopic=7468

Este Forum acima mudou de enredeço http://forum.ievolutionweb.com/


O Windows Movie Maker é a única opção?


Não, claro que não. Existem outros programas de edição de vídeo, inclusive mais completos que o WMM. E tem até site que permite a edição on-line de vídeos. Veja em http://www.softwarelivreparana.org.br/modules/news/article.php?storyid=1365

Onde copiar o Windows Movie Maker para o meu computador???


Se o seu computador possui Windows XP, mas por algum motivo não possui o Windows Movie Maker, o download pode ser obtido em https://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/moviemaker/downloads/moviemaker2.mspx

O Windows Movie Maker não salva MPG???


Para converter o seu vídeo produzido no WMM de AVI para MPG, você precisará de um conversor, como o WinAVI Video Converter. Download disponível em http://www.filehungry.com/portuguese/product/windows_software/multimedia_&_graphics/video_editors/winavi_video_converter_7_1

Dicas de construção de vídeo e concurso cultural da Olhar Digital - http://olhardigital.uol.com.br/centralvideos.php?VideoID=942
Como montar o meu vídeo?
Para começar, use as opções 'Import vídeo...', 'Import pictures...' e 'Import audio...' para inserir os seus arquivos de vídeo, imagens e áudio na coleção atual do Windows Movie Maker (tela central da área de trabalho). Após inserir o objeto em sua coleção, você poderá adicionar eles na sua Storyboard na ordem que desejar.
Após a inserção das imagens, o que pode ser editado no Storyboard?
Esta área é destinada a colocação de imagens e vídeos. Após a inserção, poderemos inserir efeitos de vídeo (Video effects) arrastando o efeito desejado para sobre o quadro da imagem/vídeo. E também arrastarmos os efeitos de transição (Transictions effects) para os pequenos quadro entre os quadros maiores das imagens/vídeos já inseridos.
E as músicas?
A inserção das músicas é realizada na linha do tempo (Timeline), com o mesmo procedimento, arrastando a música que está na sua coleção para a área de Timeline.
A música está muito grande, só quero um trecho, o que fazer?
Após inserir a música na Timeline, ao clicar uma vez nela aparecerão barras de edição no início e no final dela. Você pode, com o cursor do mouse, arrastar estas barras para cortar a música, a partir do início, ou a partir do final ou em ambas as extremidades. Se quer somente o trecho de 00:50 até 01:45, arraste as barras limites apropriadamente.
Preciso colocar dois trechos distintos de um vídeo no meu novo arquivo, como fazer?
Usando a área de Collections, insira o vídeo duas vezes. Mude para a Timeline, e clique na primeira cópia do vídeo. Assim como foi feito com a música, arraste as barras limites até os pontos desejados. Faça o mesmo com a segunda cópia do vídeo, desta vez, editando apenas o segunto trecho desejado.
Preciso colocar títulos no início do filme, como fazer?
Todos os títulos do início do filme podem ser inseridos através da opção Insert credits and titles... da barra de edição de vídeo. São 5 opções distintas. A primeira, insere os títulos no início do filme. A segunda insere no início da cena. A terceira insere na cena atual. A quarta opção insere após a cena atual, antes da próxima cena ser mostrada. E a quinta opção são os créditos finais, inseridos no final do filme.

Relembrando que na área de trabalho do Windows Movie Maker, no lado esquerdo temos as tarefas disponíveis (se não estiver sendo exibida, clique em TASKS na Barra de Ferramentas padrão), no centro a área das coleções [onde cada um dos objetos que inserirmos é exibido, sendo uma cifra para arquivos de música, uma miniatura para arquivos de imagens, e uma miniatura do primeiro quadro sobre um molde de película para arquivos de vídeo], no lado direito é exibido um preview do nosso vídeo, e na área de baixo será exibida a Storyboard ou então a TimeLine de nosso vídeo.
Para inserir imagens estáticas com um tempo diferente dos 5 segundos padrão, vá em Tools, Options, e Advanced.
Detalhes sobre a inserção de um vídeo
  • Alguns vídeos são naturalmente fragmentados em capítulos, e quando inserimos ele na nossa coleção, aparecerão as suas partes, como Vídeo 001, Vídeo 002, Vídeo 003, etc. Se quisermos remontar o vídeo para edição, será necessário arrastar todos eles novamente para a nossa TimeLine.
  • Quando inserimos um vídeo, ao mudar para TimeLine e clicar no ícone + ao lado, o vídeo será 'dividido' na exibição, mostrando a área de cenas, a área de títulos e legendas do vídeo, e a área de áudio do vídeo.
  • Se quisermos omitir o áudio do vídeo, clicamos com o botão direito na área de música do vídeo, e escolhemos Mute (Mudo). As ranhuras que indicam o som (canais L e R do áudio) serão nivelados a uma linha simples, indicando que a música existe mas não será tocada.
  • Não é possível cortar o vídeo e manter a sua música, a menos que arrastemos a música para a 'canaleta' áudio e inserimos o vídeo novamente na área Vídeo de nossa TimeLine. Ou então usemos da opção de Copiar/Colar sobre a música do vídeo.
  • A separação da música do clip para ser usada posteriormente pode ser feita por programas específicos (como os citados na aula 2) ou então da forma como mostrada no item anterior, arrastando o vídeo (fragmentado) para a área de Audio (música somente).
  • Se quisermos inserir uma pausa no meio de nosso vídeo, precisamos arrastar ele duas vezes para a área de edição, e então cortar a primeira parte, arrastar a segunda parte para adiante (deixando um vão entre elas) e cortar a segunda parte.

Detalhes sobre a inserção de músicas

  • A música inserida pode ser cortada para manter os trechos desejados. Para tanto podemos usar o mouse e arrastar os limites inicial e final dela para a posição desejada.
  • Ou então, podemos clicar com o mouse no local de corte desejado e no menu Clip escolher a opção Set Start (início) ou Set End (final) para cortar neste ponto.
  • O nível de detalhe da sua TimeLine não é muito preciso, e apesar da idéia de 60 quadros por segundo, não conseguimos pelo Movie Maker fazer a edição tão detalhada assim.
  • Se desejamos que um refrão da música se repita, precisamos inserir a música mais de uma vez, e nas cópias inseridas proceder com o corte adequado. Após o corte ter sido realizado, se quisermos poderemos copiar e colar este refrão várias vezes, respeitando a sequência da linha de tempo para áudio.
  • Não é possível, com apenas um sistema em execução, executar duas músicas simultaneamente. A maioria dos aplicativos não permite que outros recursos do computador sejam executados quando uma música estiver sendo executada. Claro que existem excessões, como o FLVPlayer que é capaz de produzir (de forma inaudível) a execução de duas músicas simultaneamente.

Criação de legendas para o filme

  • O primeiro passo é digitar o texto através da opção Make title or credits do painel de tarefas Edit Movie.
  • Clique no item 'Change title animation', e se desejar que a legenda apareça na parte inferior da tela, escolha o item Subtitle. Veja que existem muitas opções disponíveis.
  • Se não houver vídeo em exibição, a inserção de legendas ocorre na 'canaleta' de vídeo. Se houver, ela será inserida na área apropriada. Arraste os limites do quadro inserido para acompanhar o tempo de exibição da imagem desejado.
  • Se quiser deixar trechos do filme sem legenda alguma, arraste os quadros criando espaços vazios na TimeLine entre um quadro de legenda e outro.

Legendar uma música

  • Colocar uma legenda de tradução ou simplesmente a letra da música na tela, acompanhando o som que estiver sendo executado é bem simples.
  • O primeiro passo é inserir o texto através da opção Make title or credits do seu painel de tarefas Edit Movie. Se quiser embaixo da imagem, escolha a animação Subtitle, conforme citado no item anterior.
  • Arraste a legenda para a área adequada e dimensione para acompanhar (sincronizar) com a execução da música.

Legendar uma música e ilustrar ela, criando um videoclipe

  • Faça o procedimento descrito no tópico anterior para inserir as legendas.
  • Insira imagens (ou vídeos com som mudo) para ilustrar a música, e através das opções de corte, edite o tempo de duração de exibição da imagem para acompanhar a música adequadamente.
  • Este processo pede um pouco de paciência, mas o efeito final do vídeo é estimulante.

Salvando e exportando o vídeo produzido

  • O formato WMM só pode ser executado em computador que tenha o Movie Maker, ou seja, com Windows XP. Se o micro é Windows 2000, ele não pode abrir o arquivo WMM, portanto precisará salvar o vídeo antes de exibir.
  • Na região Finish Movie, escolha a opção Salvar em Meu Computador.
  • Defina um título para o vídeo e o local de salvamento
  • Na tela seguinte você pode determinar a qualidade do vídeo (de 38kbps até 2Mbps) manualmente ou deixar que o Windows Movie Maker selecione a melhor opção.
  • Poderá ainda se quiser, determinar o espaço máximo que o vídeo usará em disco, e o Movie Maker se encarrega de determinar a taxa de qualidade dele.
  • O vídeo será salvo no formato WMV, compatível com os Windows Media Player de outras versões do Windows.

Um comentário:

Micox - Náiron J. C. G. disse...

Olá cara, beleza?

Seguinte, o link do iEvolution mudou.
Agora não é mais ievolution.com.br não, agora é ievolutionweb.com

Altera aí pra não ficar quebrado.

Té mais. Valeus.