sábado, 14 de abril de 2007

Ganhe um vírus de brinde…

[Vírus sabor Mp3]


Tempos atrás conheci um senhor que adorava DVD’s. Na verdade, ele adorava copiá-los em VHS. Mas vivia reclamando que os DVD’s tinham vírus… Eu achava engraçado e não entendia o que ele queria dizer, até que um dia descobri: o vírus era na verdade o Macrovision, aquele DRM que evitava cópias de DVD’s para fitas VHS. Expliquei que aquilo não era exatamente um vírus, e sim uma proteção de direitos autorais. Não adiantou, o senhor continuava chamando isso de vírus… Na minha concepção aquilo jamais poderia ser um vírus pois nunca imaginei que um produto viria de fábrica infectado… Ledo engano. Exemplos não faltam. Os últimos dois envolvem a Apple e o McDonalds.

Apple com vírus de Windows

Alguns iPods fabricados em setembro saíram infectados com o RavMonE.exe, um vírus (na verdade um trojan) para Windows. A recomendação é usar um anti-vírus para removê-lo do PC e restaurar o iPod usando o iTunes 7. A restauração do iPod vale também para os usuários de Mac, apesar de seus computadores não serem afetados pelo problema. O motivo é que o iPod ainda contém um malware. Até o momento descobriram 25 casos… Sabemos que a Apple quer entrar na vida dos usuários de Windows. Abriram a porta errada.

Brinde do McDonalds com vírus

No Japão, uma promoção recente do McDonalds e Coca-Cola dava um mp3 player e um vírus de brinde… Foram distribuídas 10 mil unidades. Aparentemente trata-se de um trojan que rouba dados e senhas dos usuários após contaminar máquinas Windows. Eu não amo nada disso.

CDs da Sony com rootkit

Ano passado a Sony BMG distribuiu vários CDs que instalavam um software nos PCs dos usuários com a intenção de proteger contra cópias não autorizadas. Especialistas em segurança descobriram que tratava-se na verdade de um rootkit, software malicioso que consegue permanecer indetectável. Neste caso foi intencional.

Acho que aquele senhor que adorava DVD’s estava certo… Aquilo não era DRM. Era um vírus…

Nenhum comentário: